10 boas práticas de emagrecimento para adotar em 2021 - Athenee Personnalité Day Spa

10 boas práticas de emagrecimento para adotar em 2021

Publicado em

Passar a página do calendário para o ano seguinte costuma ser um sinal de que é hora de um novo começo, não é mesmo? As boas práticas de emagrecimento podem ser mais simples do que você espera, basta ter força de vontade e foco no objetivo.

Apostar em uma dieta rica em nutrientes e na prática de exercícios físicos pode fazer com que o nosso corpo se sinta melhor e com mais energia. Isso nos permite saber que estamos dando passos para uma vida mais saudável, fazendo com que realmente alcancemos os resultados depois de um ano totalmente fora de nosso controle.

Confira nossas boas práticas de emagrecimento e melhore sua qualidade de vida em 2021! Boa leitura.

Conheça as práticas de emagrecimento 

Vale lembrar que antes de começar qualquer dieta, é fundamental consultar um nutricionista que adapte o cardápio a sua realidade, viu? O Athenee Day Spa conta com um profissional de nutrição funcional altamente qualificado para atendê-la da melhor forma, além de outros procedimentos estéticos que vão auxiliar ainda mais na perda de gordura e definição corporal.

Vamos às práticas?

Pratique exercícios físicos

A atividade física é um dos pilares essenciais para o processo de emagrecimento. Ela deve ser feita regularmente, para que dessa forma a perda de peso possa ser intensificada sem a necessidade de criar maiores restrições na alimentação. 

Levar uma dieta saudável e equilibrada acompanhada de exercícios regulares é essencial para manter a saúde física e mental e o bem-estar. Eles não são apenas eficazes na prevenção do ganho excessivo ou na manutenção da perda de peso, mas estilos de vida mais saudáveis ​​também estão associados à melhora do sono e do humor. 

Coma de tudo, mas moderadamente

Muitas pessoas fazem restrições alimentares muito enérgicas, tirando absolutamente tudo o que é prazeroso. Dessa forma, quando bate a recaída, o efeito rebote aparece. Uma prática muito crucial e que faz total diferença para o emagrecimento está associada não ao que comemos, mas sim, à quantidade. 

É importante você seguir uma rotina de alimentação balanceada de acordo com o que seu corpo precisa, e escolher um ou dois dias da semana para comer algo que não está incluso no seu cardápio "fitness'', como por exemplo, um chocolate, um refrigerante ou hambúrguer, batata frita e entre outros. Ajuda a manter um equilíbrio com a sua mente e seu organismo.

Beba bastante água

Muitos médicos indicam a ingestão de água não só para a saúde, mas também para ajudar na perda de peso. Isso porque a água potável pode impulsionar o metabolismo em 24-30% ao longo do dia, ajudando você a queimar mais algumas calorias.

Além disso, esta substância constitui a maior parte do peso corporal e está envolvida em muitas funções importantes, incluindo:

  • Expulsão de resíduos do corpo;
  • Regulagem da temperatura corporal;
  • Melhora o desempenho físico;
  • Ajuda na digestão;
  • Auxílio na absorção dos nutrientes;
  • Melhora da circulação de oxigênio no sangue;
  • Combate de diversas doenças (constipação, pedra nos rins, hipertensão, asma, infecção no trato urinário, entre outros);
  • Ajuda no funcionamento do cérebro, etc.

Experimente o jejum intermitente

O jejum intermitente é um padrão alimentar popular no qual as pessoas alternam entre os períodos de jejum e de alimentação.

Alguns estudos de curto prazo apontam que o jejum intermitente é tão eficaz para perda de peso quanto a restrição calórica contínua.

Além disso, pode reduzir a perda de massa muscular normalmente associada a dietas de baixa caloria. No entanto, para saber se esse tipo de dieta combina com o seu metabolismo, é fundamental procurar ajuda profissional para entender quais as suas reais necessidades.

Corte o açúcar no dia a dia

O açúcar adicionado seja no café, suco, bolos e afins, é um dos piores ingredientes da dieta de qualquer pessoa. A maioria consome mais do que o recomendado diariamente.

O consumo de açúcar (e xarope de milho com alto teor de frutose) está fortemente associado a um risco aumentado de obesidade, bem como a condições como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Se você quer perder peso, corte o açúcar da sua rotina ou tente reduzir ao máximo. Importante: certifique-se de ler os rótulos antes de comprar e consumir qualquer produto, porque mesmo os chamados “alimentos saudáveis” podem ser carregados de açúcar, viu?

Coma mais fibra

Essa é sem dúvidas uma das práticas mais comuns e benéficas para o nosso corpo. A fibra é frequentemente recomendada para perda de peso, aumentando a saciedade e ajudando a controlar seu peso a longo prazo.

Tenha uma boa noite de sono

O sono é altamente subestimado, mas pode ser tão importante quanto uma alimentação saudável e exercícios físicos, sabia?

Dormir pouco é um dos fatores de risco mais fortes para a obesidade, pois está relacionado a um risco 89% maior de obesidade em crianças e 55% em adultos. A falta de sono afeta os hormônios que regulam o apetite. Aqueles que dormem o suficiente tendem a comer menos calorias do que aqueles que não dormem.

Tenha paciência

Quando se trata de perda de peso, tendemos a fazer mudanças drásticas em nossa rotina e, geralmente, falhamos. Como o exemplo que damos no início do conteúdo, se você restringir todos os seus alimentos favoritos de sua dieta desde o primeiro dia, você não manterá seu plano de emagrecimento por muito tempo.

O corpo humano gosta de ficar em equilíbrio e não responde bem a mudanças drásticas. Portanto, quanto mais mudanças naturais e graduais você adotar, maiores serão as chances de mantê-las, por isso, tenha paciência, os resultados não são do dia para a noite.

Defina metas realistas

Estabeleça metas realistas de acordo com o que você irá conseguir alcançar. Nessa etapa opte por uma (ou duas metas) que se encaixe em seu estilo de vida e que você sabe que provavelmente vai conseguir cumprir, como por exemplo, perder até 10kg em 5 meses e cortar totalmente o açúcar por um mês, assim você vai se preparar melhor para ter sucesso, criando uma rotina positiva.

Mantenha alimentos saudáveis ​​por perto, caso você fique com fome

Essa é uma prática de emagrecimento muito eficiente, manter alimentos saudáveis ​​por perto pode ajudar a evitar que você coma algo que não seja saudável se ficar com muita fome.

Lanches que são facilmente transportáveis ​​e simples de preparar incluem frutas inteiras, nozes, cenouras pequenas, iogurte e ovos cozidos. Dessa forma, sua cabeça não vai pregar nenhuma peça como “Ah, não tenho nada aqui comigo, vou comprar ou fazer algo”, pois você já terá algo pronto em mãos.

Esperamos que essas boas práticas de emagrecimento facilitem a sua rotina este ano. Para conferir mais dicas como esta, acompanhe nosso blog

 

 

 

Deixe um comentário