9 dicas para controlar a compulsão alimentar - Athenee Personnalité Day Spa

9 dicas para controlar a compulsão alimentar

Publicado em

O transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP) é considerado um dos transtornos mais comuns pelas pessoas, mas principalmente, em mulheres.

Pessoas que possuem esse transtorno provavelmente precisarão de um plano de tratamento elaborado por um profissional médico e acompanhamento nutricional para superá-lo. 

As pessoas que são diagnosticadas com TCAP têm episódios de ingestão de grandes quantidades, mesmo quando não estão com fome. Depois de um episódio, elas podem sentir uma forte sensação de culpa ou vergonha.

Episódios regulares de compulsão alimentar podem levar ao ganho de peso, o que pode contribuir para problemas de saúde como diabetes e doenças cardíacas.

Felizmente, existem muitas estratégias que você pode tentar — tanto em casa quanto com a ajuda de um profissional — para reduzir esses episódios.

Confira algumas dicas que preparamos para ajudar você a controlar a compulsão alimentar!

1. Abandone as dietas radicais

As dietas da moda muitas vezes podem ser extremamente prejudiciais à saúde, e estudos mostram que métodos alimentares excessivamente restritivos podem desencadear episódios de compulsão alimentar.

Ou seja, seguir dietas super restritivas podem acabar fazendo mal para sua saúde e interferindo diretamente na sua compulsão alimentar. Isso porque a mente irá pedir por alimentos mais gostosos, que normalmente são calóricos e não contribuem para a perda de peso. 

Concentre-se em fazer mudanças saudáveis e consuma alimentos integrais não processados, como frutas, vegetais e grãos inteiros. Modere também na ingestão de guloseimas, não é necessário simplesmente privar da sua dieta. Esse processo pode ajudar a diminuir a compulsão promovendo melhora na saúde.

2. Evite pular refeições

É fundamental que neste processo seja feito um cronograma alimentar para poder regular exatamente o que for comer e não burlar a dieta. 

Pular refeições pode colaborar para o desejo de comer fora de hora alimentos não saudáveis, por isso, tente estipular horários para se alimentar, por pelo menos, de 4 em 4 horas, dependendo da sua necessidade.

3. Hidrate-se constantemente

Manter-se hidratado ajuda a reduzir drasticamente a compulsão alimentar, e é uma maneira simples, mas eficaz de controlar os desejos e parar de comer demais.

O consumo regular de água pode estar relacionado à diminuição da fome e da ingestão de calorias, além de aumentar o metabolismo e a perda de peso.

A quantidade de água que cada pessoa deve beber diariamente vai depende de diferentes fatores, por isso, procure uma orientação médica.

4. Coma mais fibras

A ingestão de fibras está ligada ao fato do corpo absorver de forma lenta no trato digestivo, mantendo o organismo saciado por mais tempo, diminuindo consideravelmente consumo de mais alimentos.  

Frutas, vegetais, legumes e grãos inteiros são apenas alguns alimentos ricos em fibras que podem mantê-lo saciado, por exemplo.

5. Pratique exercícios físicos

O exercício físico está ligado a uma série benefícios e, entre eles, é o grande auxílio contra a compulsão alimentar. Ele ajuda a diminuir os níveis de estresse e melhorar o humor para prevenir a alimentação emocional. 

Toda atividade é bem-vinda, seja ela caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta e praticar esportes são apenas algumas formas diferentes de se exercitar e contribuir para melhorar este problema.

6. Durma o suficiente

Uma noite mal dormida pode resultar em inúmeros distúrbios, entre eles, a compulsão alimentar. O sono afeta diretamente os níveis de fome e apetite, e a privação dele pode estar relacionada à compulsão alimentar.

A duração mais curta do sono estava associada a níveis mais elevados de grelina (o hormônio da fome), e a níveis mais baixos de leptina (o hormônio responsável por promover a saciedade).

Vale lembrar que é de extrema importância dormir por pelo menos 8 horas por noite. Dessa maneira, o apetite é mantido sob controle, reduzindo o risco de compulsão alimentar.

7.  Pratique meditação

Praticar meditação oferece diversos benefícios para o equilíbrio físico e mental que ajudam a melhorar diferentes aspectos da nossa mente e corpo, e entre eles, está a compulsão alimentar, que pode atingir até 30% da população mundial, segundo pesquisas.

Uma das práticas conhecida como “mindfulness” — que significa plena atenção, em uma tradução livre — vem sendo cientificamente aplicada em diversos países, e tem surtido muito efeito para ajudar pessoas que sofrem com a compulsão alimentar.

As técnicas de meditação podem auxiliar em todos os sintomas do transtorno de compulsão alimentar periódico, desde a diminuição do estresse até o controle da ansiedade, criando uma atenção interna dos pensamentos e maior capacidade de percepção das suas atitudes erradas geradas pela vontade de comer muito e fora de hora.

Mas também a prática da meditação faz com que as pessoas percebam como podem reproduzir pensamentos positivos em momentos negativos, sintomas muito comuns no distúrbio. Aposte nessa atividade aliando com as demais dicas apresentadas aqui em nosso conteúdo.

8. Coloque um ponto final nas tentações 

Se você é daqueles que toda ida ao mercado, deixa estocado alimentos industrializados como bolachas recheadas, salgadinhos e entre outros produtos, dê fim a este hábito agora mesmo.

Possuir esses alimentos sempre disponíveis pode ser um grande problema e sua compulsão alimentar pode piorar ainda mais. Prefira preparar em casa suas refeições, substituindo por ingredientes saudáveis, isso irá ajudar muito na hora que bater aquela vontade.

9. Procure tratamento especializado 

Por último e o mais importante, está a procura pela ajuda de pessoas especializadas, como médicos e profissionais da nutrição. Na Athenee Day Spa você encontrará uma equipe capacitada para te ajudar nessa etapa tão importante. Além de tratamentos psicológicos, oferecemos acompanhamento através da Nutrição Funcional, que tem como principal objetivo o restabelecimento do equilíbrio de nutrientes do organismo, através do estudo da individualidade bioquímica de cada pessoa. 

O tratamento correto para a compulsão alimentar envolve diferentes tipos de terapia ou medicamentos que devem ser seguidos com cuidado para aumentar a qualidade de vida e diminuir os sintomas compulsivos da alimentação.Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a melhorar sua compulsão alimentar, estando na fase inicial ou avançada, nossas dicas farão toda a diferença na sua rotina.

Confira em nosso blog outras informações como esta!

Deixe um comentário