Radiofrequência: entenda quais são seus benefícios - Athenee Personnalité Day Spa

Radiofrequência: entenda quais são seus benefícios

Publicado em

A terapia por radiofrequência (RF) — também chamada de endurecimento da pele por radiofrequência — é um método não cirúrgico que envolve tecnologia e muitos benefícios para a pele.

O procedimento é feito através do uso de ondas de energia para aquecer a camada profunda da pele, conhecida como derme. Esse calor estimula a produção de colágeno, que é a proteína mais comum em nosso corpo. O colágeno desenvolve a estrutura da pele e disponibiliza mais firmeza a ela.

Fazer esse tipo de procedimento é importante, porque conforme envelhecemos, nossas células produzem menos colágeno, o que leva à flacidez da pele e rugas. Essa flacidez ocorre por volta dos 35 a 40 anos, quando a quantidade e a qualidade do colágeno começam a diminuir.

Esse tipo de tratamento geralmente é procurado por mulheres, pois costumam apresentar maior vaidade e incômodo com a pele.

Mas para entender com mais detalhes como funciona a radiofrequência e seus diversos benefícios, preparamos esse conteúdo. Boa leitura!

 

Como funciona a radiofrequência

Thermolift foi o primeiro tipo de RF disponível para o firmamento da pele, porém, agora muitas empresas oferecem tecnologia semelhante e ainda melhores.

O Athenee Day Spa, por exemplo, possui um equipamento de radiofrequência que é o mais tecnológico do momento, o Exilis Ultra 360°, um dispositivo de radiofrequência monopolar que oferece um tratamento não invasivo para diferentes condições da pele, como rugas, flacidez e excesso de gordura. Uma solução que oferece diversas possibilidades, que vão da cabeça aos pés, sem restrições de IMC ou tipo de pele. 

Contudo, apesar das tecnologias cumprirem as mesmas funções, os resultados mudam muito de um equipamento para outro. As ondas de RF aquecem a camada profunda da pele entre 50 e 75 ° C e, que manter uma temperatura acima de 46 ° C por mais de 3 minutos, faz com que seu corpo libere proteínas de choque térmico. Essas proteínas estimulam seu corpo a criar novas fibras de colágeno. O procedimento normalmente leva menos de uma hora e é praticamente indolor.

As propriedades de rejuvenescimento cutâneo devido ao aumento da oxigenação por vasodilatação, bem como a ativação de proteínas reparadoras de colágeno ou proteínas de choque térmico (HSP) fazem parte do processo da radiofrequência. 

Essas proteínas são sensíveis ao calor e são liberadas em resposta ao dano térmico às estruturas terciárias do colágeno. Além disso, contribuem para a sua reparação e melhoram consideravelmente o estado inicial do colágeno em caso de degeneração.

Ao mesmo tempo, essas proteínas estimulam a colagênese, que é o favorecimento do espessamento do tecido de sustentação da pele. Como consequência, esses mecanismos possuem uma grande utilidade no tratamento da flacidez, rugas e envelhecimento cutâneo.

O que são ondas de radiofrequência?

As ondas de RF são uma forma de radiação. A radiação é a liberação de energia na forma de ondas eletromagnéticas.

Pode ser classificado como baixa energia ou alta energia, tudo vai depender da quantidade de energia liberada. Os raios X e os raios gama são exemplos de radiação de alta energia, enquanto as ondas de RF são consideradas de baixa energia, por isso são ideais para o tratamento estético.

A radiofrequência tornou-se conhecida mundialmente pelos tratamentos do rosto e do corpo. Alguns dos tratamentos atuais mais comuns realizados por radiofrequência são:

  • Lifting facial;
  • Redução de rugas; 
  • Firmeza da pele facial;
  • Firmeza da pele do corpo;
  • Contorno corporal;
  • Redução de gordura;
  • Redução da celulite.

Confira com mais detalhes quais são os benefícios da radiofrequência.

Benefícios

Contribui contra os danos do sol

A exposição aos raios ultravioleta (UV) pode fazer com que as fibras de colágeno da pele se rompam.

Um estudo feito em 2011 descobriu que 3 meses de tratamento de RF levaram a melhorias clinicamente significativas em um pequeno grupo de pessoas com sinais leves a moderados de danos causados ​​pelo sol. 

Auxilia na redução da celulite 

O uso desta tecnologia auxilia de forma significativa na redução da celulite. Ela age firmando a pele por radiofrequência, focando na gordura subcutânea, emitindo ondas de RF para aquecer as camadas de gordura sob a pele. 

Os efeitos do aperto do tecido e aumento da circulação sanguínea significam que os depósitos de gordura são drenados do sistema linfático, reduzindo o aparecimento de celulite.

Redução de rugas e linhas finas

À medida que envelhecemos, nosso processo de regeneração das células da pele diminui e desacelera, o que leva à perda de colágeno e elastina e ocasiona as linhas finas, rugas e flacidez. 

O fortalecimento da pele por radiofrequência estimula as fibras de proteína que mantém a elasticidade da pele e aumentam o colágeno, resultando em uma aparência mais jovem.

Reduz a gordura corporal

A radiofrequência reduz a gordura subcutânea, fazendo com que ela derreta e seja processada através da eliminação natural do próprio corpo. 

Este método garante que não haja chance de infecção, pois não é introduzido nada estranho no corpo, o que o torna um tratamento seguro de redução de gordura, mesmo para pessoas com pele sensível.

Um ótimo aliado para suavização pós-operatória

Infelizmente, muitos que passaram por uma cirurgia para perda de peso, como a lipoaspiração, por exemplo, ficam com a pele solta e podem sair desse tipo de experiência se sentindo pior do que quando entraram, por conta da flacidez que a pele acaba gerando.

O tensionamento da pele por radiofrequência é o tratamento perfeito para garantir que todo o tempo de inatividade e despesas gastas não sejam feitas em vão, trabalhando em conjunto com os procedimentos de perda de peso para garantir que sua pele mantenha a elastina.

 

Para a real eficácia do tratamento, é necessário utilizar equipamentos de alta tecnologia com uma empresa de confiança, como o Athenee Personnalité Day Spa. Acesse nosso site e conheça nossos outros serviços!



Deixe um comentário