Como manter o foco na dieta durante o fim de ano? - Athenee Personnalité Day Spa

Como manter o foco na dieta durante o fim de ano?

Publicado em

As festas de final de ano acabam atrapalhando nosso foco na dieta, não é mesmo? E isso é completamente normal, você não precisa se culpar ou se privar das delícias que as  confraternizações entre amigos e família proporcionam. Basta ter cautela na hora de escolher algumas bebidas e alimentos, mas principalmente, ficar atento na quantidade em que irá consumir.

Essa frustração é natural acontecer por conta de toda a dedicação que tivemos durante todo o ano. Mas, para você que não quer sair do foco, deseja manter ou até perder peso durante as festas de fim de ano, saiba que é possível aproveitar essas comemorações com bem-estar e qualidade de vida sem passar vontade.

Vamos a algumas dicas bem especiais que o Athenee Day Spa preparou para você! Boa leitura.

 

Faça trocas inteligentes

Se você quer comer bem sem abrir mão de alguns ingredientes, essa é uma boa dica para começar a se cuidar durante o fim de ano. É possível sim combinar sabor e saúde substituindo alguns alimentos por outros ou deixando seu prato sempre muito bem equilibrado.

Mas também uma dica muito legal, é trocar a sobremesa por uma fruta ou com algum doce saudável de sua preferência. Hoje em dia é possível encontrar uma infinidade de opções de gostosuras fit, sabia? Que vão desde cremes de avelã e chocolate, até mesmo pastas de amendoim com diversos sabores, como chocolate branco, por exemplo. Outra dica é investir em oleaginosas, saladas e refeições mais leves.

Observe o tamanho das porções

Com as férias e as festas de final de ano, vêm os banquetes deliciosos, tanto no café da manhã, almoço, café da tarde e janta. Muitas vezes, só vamos pegando o que temos vontade pela frente e acabamos esquecendo do tamanho dessas porções.

O fato é que, aqueles que comem porções maiores tendem a ganhar peso mais facilmente do que aqueles que não comem, certo?

A melhor maneira de superar isso é controlar o tamanho das porções ou usar pratos menores. Assim você consegue determinar o tamanho correto da porção.

Pratique uma alimentação consciente

As pessoas costumam estar com pressa durante a temporada de férias, fazendo diversas coisas ao mesmo tempo, querendo aproveitar o máximo do tempo. Mas com essa rotina, acabam esquecendo de cuidar da alimentação.

Esse descuido vem de diferentes formas, desde comer qualquer coisa rápida (muitas vezes nada saudável) ou até mesmo comer demais, com a distração de muitas pessoas na mesa.

Para evitar isso, preste bem atenção no que for se alimentar, diminuindo as distrações. Se concentre em mastigar lentamente e cuidadosamente, o que irá auxiliar que você reconheça melhor os sinais de plenitude do seu corpo e consuma menos calorias.

Continue praticando exercícios físicos

Os exercícios físicos em períodos de final de ano, mesmo que uma caminhada, corrida de bike ou a pé, é fundamental para ajudar no foco da dieta.

Muitas pesquisas apontam que os indivíduos praticantes de exercícios conseguem manter sua atenção por longos períodos de tempo e têm um desempenho melhor em todos os tipos de desafios cognitivos do que aqueles que não conseguem. Ou seja, será um grande aliado para você não perder o foco nesse fim de ano.

Hidrate-se constantemente

Se hidratar é uma das orientações mais importantes do nosso conteúdo hoje, isso porque a água é uma poderosa aliada para manter o corpo hidratado, regular o nível de álcool no sangue e até mesmo perder peso, sabia? 

Se você não possui o hábito ou não consegue consumir muita água, a dica é dar sabor a ela. Coloque pedaços de frutas ou ervas, como hortelã e erva cidreira, isso deixará ela mais gostosa e fácil de consumir.

Prepare um prato saudável para todos

Ninguém precisa saber qual é sua alimentação saudável. Dessa forma, você pode aproveitar a ocasião sem culpa e ainda fazer as outras pessoas experimentarem algo diferente e de quebra, mais leve.

Mantenha as refeições equilibradas com proteínas

As refeições festivas são tipicamente ricas em carboidratos e pobres em proteínas. Porém, é importante incluir algumas proteínas em todas as refeições, pois promove saciedade e reduz drasticamente a ingestão de calorias, reduzindo a fome e o apetite exagerado.

Um truque é incluir nas refeições boas fontes de proteína como carne, frango, peixe, leite, queijos brancos e alguns alimentos vegetais como feijão e quinoa.

Reduza o teste de sabor

Quando passamos muito tempo cozinhando, é natural acabarmos provando diversas vezes o que estamos fazendo, não é? De longe, pode parecer inofensivo, mas se feito muitas vezes, pode acabar prejudicando sua dieta no final de ano.

Provar seus pratos é importante, afinal, é necessário para ver se o gosto está no ponto ideal, especialmente se você estiver cozinhando para outras pessoas, mas cuide com as quantidades ingeridas e se também está com fome durante o preparo.

Limite a ingestão das sobremesas

Ela está em todo banquete de final de ano e, por esse motivo, acabamos exagerando no consumo excessivo de açúcar, uma causa comum de ganho de peso.

Uma dica bem valiosa, é em vez de comer todas as opções à vista, concentre-se apenas nos seus favoritos e descarte o restante. Isso fará com que você foque em saborear apenas um e não todos ao mesmo tempo, levando apenas a gula e ao exagero.

Limite as calorias líquidas

Além dos alimentos que citamos acima, nas festas de final de ano as bebidas como o álcool, refrigerantes e outros drinks mais calóricos também prevalecem.

Essas bebidas podem contribuir com uma quantidade significativa de açúcar e calorias vazias para sua dieta, o que pode causar ganho de peso. Se você está querendo manter o foco na dieta, é melhor limitar a ingestão de bebidas com alto teor calórico.

 

Se você manter todas essas dicas, será muito mais fácil e eficaz manter um foco real diante a tantas tentações. 

No Athenee Day Spa você pode fazer acompanhamento nutricional para te ajudar com mais estabilidade nesta época do ano, além de outros procedimentos estéticos maravilhosos que vão deixar seu corpo ainda mais lindo para o verão. 

 

Deixe um comentário