Mitos e verdades sobre o processo de emagrecimento - Athenee Personnalité Day Spa

Mitos e verdades sobre o processo de emagrecimento

Publicado em

Então você decidiu embarcar em uma jornada para perder peso, certo? Naturalmente, você prefere ver os resultados o quanto antes e faz de tudo para eliminar os quilos extras em um curto prazo. Mas para entrar nesse processo de emagrecimento, é preciso entender melhor quais são os mitos e verdades para não cair em nenhuma cilada.

Pensando em ajudar nossos leitores da melhor forma, preparamos este conteúdo. Acompanhe!

Vamos primeiro aos mitos

Perda de peso sempre significa perda de gordura

Se você notar uma queda repentina na balança, especialmente entre a noite e logo ao amanhecer, pode ficar animado por estar perdendo peso tão rapidamente. Porém, isso não significa que seja necessariamente perda de gordura, pode ser apenas o peso da água no seu corpo. 

Esse peso é da água extra que fica fixa em torno dos tecidos, juntas e cavidades corporais entre as células. É um peso diferente da gordura corporal que não está ligado às calorias consumidas e gastas. 

Um aumento no peso da água pode ocorrer por conta da ingestão de muito sódio ou uma mudança nos hormônios, onde pode ser rapidamente perdido com exercícios ou ingestão de água suficiente.

Todas as calorias são iguais 

A caloria é uma medida de energia. Ou seja, todas as calorias têm o mesmo conteúdo energético. Porém, isso não significa que todas as fontes de calorias tenham os mesmos efeitos sobre o peso. 

Alimentos diferentes passam por vias metabólicas distintas e podem ter efeitos muito diferentes sobre a fome e os hormônios que regulam o peso corporal. Um exemplo: uma caloria de proteína não é o mesmo que uma caloria de gordura ou carboidrato.

Substituir carboidratos e gordura por proteínas pode aumentar o seu metabolismo e reduzir o apetite e os desejos de comer fora de hora — ao mesmo tempo que otimiza a função de alguns hormônios reguladores de peso.

Além disso, as calorias de alimentos integrais, como frutas, tendem a ser muito mais satisfatórias do que as calorias de alimentos refinados, como doces.

Sucos detox promovem perda de peso

Mito! Os sucos detox têm sido apontados como uma forma de perder peso rapidamente e desintoxicar, mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Embora você possa estar perdendo muitas calorias, também estará ingerindo muito açúcar líquido, que pode aumentar o açúcar no sangue e causar ganho de peso. 

Ainda mais, o corpo entra em modo de conservação porque não sabe quando será a próxima refeição. Embora o corte de calorias leve à perda de peso, baixar muito essa quantidade, por muito tempo, pode ter o efeito oposto. Isso é apenas uma coisa que acontece com seu corpo em uma limpeza com sucos detox.

Fazer dieta custa caro

As pessoas costumam dizer que alimentos mais saudáveis ​​são mais caros e que esses custos limitam fortemente os melhores hábitos alimentares, mas isso não é verdade. 

É possível sim se alimentar muito bem gastando pouco, isso porque para emagrecer com saúde, você vai precisar consumir alimentos de verdade, como frutas, verduras, carnes e ovos. Esses produtos são muito mais baratos do que os alimentos prontos, industrializados e processados que a maioria das pessoas costumam consumir. ⠀

Contudo, um fator que muda totalmente a ordem das coisas, é a organização e criatividade. As duas, sem dúvidas, são grandes aliadas na dieta, pois se você tem o dom para cozinhar e tiver tudo organizado sobre a semana, será muito mais fácil preparar os alimentos certos. 

Você pode também pedir ajuda para um profissional da nutrição, garantimos que o investimento irá sair muito mais em conta para o seu bolso, viu?

Carboidratos fazem você engordar

Outra dieta radical a que as pessoas recorrem quando procuram perder peso rapidamente, é se livrar dos carboidratos. Isso porque os carboidratos são considerados vilões da dieta, e as pessoas (erroneamente) presumem que eles levam ao ganho de peso em qualquer contexto. 

Mas vale afirmar que isso é nutricionalmente falso. Cortar completamente os carboidratos pode fazer você ganhar peso, porque estará perdendo fibras de enchimento, que comprovadamente ajudam você a emagrecer.

Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo e, na ausência deles, seu corpo usará proteínas e gorduras como energia. Fontes saudáveis ​​de carboidratos, como alimentos ricos em fibras, vegetais, frutas e legumes, também são uma importante fonte de nutrientes, como cálcio, ferro e vitaminas B.

Contudo, a redução significativa dos carboidratos da dieta a longo prazo pode significar que você não recebe nutrientes suficientes, o que pode levar a problemas de saúde.

Perder peso é um processo linear 

Perder peso geralmente não é um processo linear, como algumas pessoas pensam. Em alguns dias ou semanas você pode perder peso, enquanto em outros você pode ganhar um pouco e isso é completamente normal.

Por exemplo, você pode estar carregando mais comida no sistema digestivo ou segurando mais água do que o normal. Isso é ainda mais comum em mulheres, pois o peso da água pode flutuar significativamente durante o ciclo menstrual.

Por fim, as verdades no processo de emagrecimento

O exercício físico auxilia no processo, mas não é o principal fator

Os exercícios, embora não sejam necessários para perder peso, não são o principal fator para o emagrecimento, eles apenas podem ajudá-lo a perder mais rapidamente as calorias. 

Ao fazer exercícios físicos, você queimará muitas calorias e evitará que o metabolismo desacelere, o que é um efeito colateral comum da perda de peso.

Tente ir à academia três a quatro vezes por semana ou até mesmo caminhar todos os dias, isso fará toda a diferença para acelerar o processo de emagrecimento. 

Não precisa passar fome para emagrecer com saúde

Muita gente acredita que dieta é sinônimo de passar muitas horas sem comer ou diminuir radicalmente a quantidade de comida. Porém, não é verdade.

Cada organismo possui uma dose adequada de nutrientes, proteínas e carboidratos que deve ser ingerida, o que é fato. Os alimentos são um dos responsáveis por acelerarem o nosso metabolismo, ou seja: é possível sim comer várias vezes ao dia e, ao mesmo tempo, emagrecer. 

Só precisamos cuidar com o que ingerimos ao longo do dia e qual a quantidade. Procure ajuda de um profissional para ter essa balança de forma correta em sua vida.

Não há soluções rápidas

Desejar que você tenha 15 quilos a menos no final do mês para ir em alguma festa, por exemplo, não será possível acontecer e, não há pílulas mágicas ou curas milagrosas que podem ajudá-lo a perder peso. 

Sabemos que quando você está tentando perder peso é difícil ser paciente, mas evite a tentação de tentar algo drástico. Uma vez que dietas que causam muita fome em tempo mais curto podem causar estragos em seu metabolismo, elas também são capazes de prejudicar seus esforços no processo de emagrecimento a longo prazo. 

Uma dieta não serve para todos

O corpo de cada pessoa é único, então a dieta que funciona para seu amigo, ou alguém da sua família, pode não funcionar para você. Ao analisar a melhor forma de perder peso, considere a saúde e histórico familiar, o metabolismo, nível de atividade, idade, o sexo e os hábitos alimentares.

Quando se está fazendo dieta, é importante liberar alguns alimentos de que goste comer, ou então você se sentirá carente e terá menos probabilidade de seguir um plano geral de alimentação saudável. 

Não é uma dieta, é uma mudança de estilo de vida

Se você quer perder peso e manter, terá que mudar seu comportamento não apenas até atingir seu peso ideal, mas nos próximos meses e anos. O motivo é que, assim que você interromper sua “dieta”, provavelmente ganhará de volta os quilos que trabalhou tanto para perder. 

Então, para ter sucesso no processo de emagrecimento, é necessário fazer mudanças sustentáveis ​​no estilo de vida que vão muito além de fazer escolhas alimentares saudáveis e praticar exercícios toda semana. As mudanças devem começar internamente, em sua mentalidade.

Que tal participar de um desafio surpreendente para o seu corpo? Desenvolvemos um protocolo de emagrecimento chamado de movimento #PERCAPESO. Com ele, propomos uma transformação mental e física que irá trazer a realização da sua meta em apenas 60 dias. Vamos com a gente?

Deixe um comentário