Dermoneuromodulação: alívio imediato das dores - Athenee Personnalité Day Spa

Dermoneuromodulação: alívio imediato das dores

Publicado em

A dor vem sendo estudada por muitos médicos de maneira aprofundada e extensa e, entender quais são os novos conceitos do mercado são fundamentais para evoluir nessas pesquisas e entender o que pode ser feito para ajudar as pessoas a diminuírem as dores e viverem de maneira melhor. 

E como a cada dia que passa a evolução da neurociência apresenta novidades nos possíveis tratamentos para dor, técnicas já são muito utilizadas para proporcionar qualidade de vida aos pacientes, porém, são pouco conhecidas pelas pessoas. 

Como é o caso da Dermoneuromodulação (DNM), uma técnica interativa de terapia manual que vamos abordar no conteúdo de hoje. Continue acompanhando com a gente!

O que é Dermoneuromodulação – DNM

A Dermoneuromodulação (DNM) é uma técnica de terapia manual que foi desenvolvida pela fisioterapeuta canadense Diane Jacobs, que cuida do sistema nervoso cutâneo e periférico como um todo. 

Essa técnica é feita de forma lenta, suave, inteligente, flexível e eficaz, que funciona por conta do ativamento do sistema nervoso cutâneo e periférico com estímulos manuais nos receptores externos (pele e subcutâneo), reduzindo dores, fibroses e aderências decorrentes do processo de reparo tecidual.

A Dermoneuromodulação (DNM) é um tratamento feito de modo interativo, diferente de outros procedimentos especificamente conectados onde uma “disfunção biomecânica” deve ser identificada e “corrigida”. Mas que fique claro aqui, que a DNM considera alterações biomecânicas como algo de defesa, e não uma irregularidade.

O procedimento tem como principal objetivo estimular pontos sobre a pele do paciente, fazendo movimentos de contração longitudinal, de distração longitudinal, contralaterais, relacionados para determinado ponto, com movimentos circulares.

Estes movimentos devem ser realizados delicadamente, aplicando pouca pressão sobre a pele do paciente onde o local do nervo emerge. Todo este processo é feito através de um profissional terapeuta com as suas próprias mãos.

Os resultados que a Dermoneuromodulação apresenta são de modificação da percepção dolorosa nos casos das disfunções que os pacientes apresentam, independente do tipo da dor. 

Eles ainda relatam uma minimização significativa das dores, melhorando os movimentos do corpo com ainda mais força e uma compreensão mais confortável e seguras de si mesmos.

Como é possível melhorar a dor com as técnicas da Dermoneuromodulação

Dermoneuromodulação: alívio imediato das dores

Agora que você já sabe o que é essa técnica tão importante, vamos explicar com mais detalhes como é possível melhorar as dores por meio da Dermoneuromodulação. 

As dores fazem parte da vida de diversas pessoas pelo Brasil e mundo afora, não tem como negar, seja ela muscular ou crônica, aparece em diversas partes do corpo e em diferentes intensidades para qualquer faixa etária.  

De acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED), ao menos 37% da população brasileira, cerca de 60 milhões de pessoas, relatam sentir dor de forma crônica.

Os tratamentos feitos com o uso de remédios para dores são diversos, que vão dos analgésicos comuns, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, alguns anticonvulsivantes e antidepressivos. 

Mas existem também tratamentos que não utilizam o uso de medicamentos, como: fisioterapias (terapias manuais, que é o caso da Dermoneuromodulação), prática de atividades físicas, terapia com psicólogos, acupunturas e outros procedimentos alternativos que contribuem para resultados excelentes em muitas pessoas e, com o tempo acabam dispensando o uso de remédios para aliviar os sintomas da dor.

O tratamento é feito através de movimentos com as mãos, onde o fisioterapeuta estimula a pele e tecidos subcutâneos para que transmitam informações ao cérebro. Ou seja, isso normaliza o metabolismo do tecido neural em disfunção, tratando a dor do paciente, seja ela qual tipo for. 

Para oferecer o melhor tratamento e comodidade, o Athenee Day Spa possui diversas opções para melhorar as dores, dentre elas a Dermoneuromodulação, além de outros ratamentos relacionados a fisioterapia.

Os benefícios da Dermoneuromodulação

Dermoneuromodulação: alívio imediato das dores

Os benefícios desse procedimento são diversos. A técnica de tratamento manual, realiza diminuição das dores do corpo em geral, ou seja, ela mensura a dor e define onde e como está a intensidade, se irradia ou não e, com isso, é possível trazer uma melhora imediata ao paciente trazendo conforto e tranquilidade.

A Dermoneuromodulação trata diversos tipos de dores musculares causadas por tensão ou batidas e age até as camadas mais profundas da pele, chegando ao sistema nervoso central, reduzindo praticamente por completo as dores do paciente.

Como já explicamos logo acima deste conteúdo, a técnica de Dermoneuromodulação pode ser aplicada em todo paciente com dor, independentemente de disfunção, idade, sexo e condição física.

O tratamento com Dermoneuromodulação inclui:

  • Tratamento para dor (musculares, agudas, crônicas);
  • Tratamento para fibrose;
  • Aderência da pele;
  • Aderências decorrentes do processo de reparo tecidual durante cirurgias.

Utilizando esse recurso, a técnica permitirá diminuir a utilização de medicamentos que ajudam de forma paliativa sobre as dores, além de auxiliar na redução dos gastos com os cuidados de saúde dos pacientes, melhorando ainda mais a qualidade de vida dos mesmos.

O Athenee Day Spa possui profissionais fisioterapeutas especializados nesta técnica tão poderosa para o seu corpo. Entre em contato com a gente e agende uma visita.

Deixe um comentário