Fisioterapia Pélvica: o que é? - Athenee Personnalité Day Spa

Fisioterapia Pélvica: o que é?

Publicado em

Normalmente, quando chegamos na academia, recebemos uma lista de exercícios que são direcionados para os braços, pernas, abdômen e ao assoalho pélvico. Porém, muitas vezes, nós mulheres, não sabemos a importância de manter essa região bem cuidada. Por isso, a Fisioterapia Pélvica existe — para garantir fortalecimento muscular e mais qualidade de vida para quem sofre de problemas como enfraquecimento da musculatura pélvica, queda de bexiga e entre outros. 

O nome “assoalho” não existe por acaso, de acordo com a fisioterapeuta especializada em reeducação uroginecológica Mirca Christina da Silva Batista, de São Paulo, o assoalho é: “o chão da bacia, um conjunto de músculos em forma de uma rede que sustenta e suspende órgãos como bexiga e intestino, útero e ovários nas mulheres, e próstata, no caso dos homens“.

Mas, para entender o que é e quais os principais benefícios da Fisioterapia Pélvica, preparamos este conteúdo. Acompanhe!

O que é a Fisioterapia Pélvica e para quem beneficia

O objetivo da Fisioterapia Pélvica é melhorar a função do assoalho pélvico por meio de exercícios, alterações no estilo de vida e tratamentos práticos para diminuir e eliminar os sintomas de enfraquecimento ou lesão no assoalho pélvico, que é capaz de gerar complicações como constipação e incontinência urinária e fecal, além de fortes dores.

A técnica de Fisioterapia Pélvica inclui a avaliação e o tratamento de um grupo de músculos envolvidos com as funções urinária, intestinal e sexual. Embora não seja perceptível, nós usamos nossa malha o tempo todo, por isso, é fundamental cuidarmos muito bem dessa região.

Aqui estão alguns exemplos de quem pode se beneficiar da Fisioterapia Pélvica:

  • Pré-natal e pós-parto: Este é um dos momentos mais comuns em que surgem preocupações com o assoalho pélvico. Com um bebê crescendo na barriga da mãe, passando por trabalho de parto e recuperação pós-parto, o corpo da mulher passa por muitas mudanças em um curto período de tempo. E muitas vezes, as mulheres podem sentir dor na região lombar, cóccix, pelve e quadris. Todos esses e outros sintomas podem ser melhorados com a Fisioterapia Pélvica,
  • Pós-menopausa: Mulheres que passam pela menopausa tambem podem usufruir dos benefícios da Fisioterapia Pélvica. Ao passar pela menopausa, os níveis de estrogênio diminuem significativamente. O estrogênio é importante para manter a função ideal na região do assoalho pélvico, pois devido à menopausa, os indivíduos podem apresentar sintomas como aumento de peso, incontinência e dor pélvica.
  • Homens: Embora qualquer homem seja capaz de apresentar sintomas do assoalho pélvico, as causas mais comuns de distúrbios incluem dor pélvica crônica, prostatite crônica, pós-cirúrgica e pós-prostatectomia. Essas condições também podem ser diminuídas por meio de Fisioterapia Pélvica e acompanhamento médico.
  • Pós-cirurgia: Depois de passar por uma cirurgia abdominal ou pélvica, é comum sentir problemas no assoalho pélvico. Isso pode ser devido ao próprio procedimento cirúrgico ou ao cateterismo prolongado. Normalmente, o tratamento fisioterapêutico pós-cirúrgico funcionará no sentido de diminuir a dor, melhorando a mobilização da cicatriz.

Agora que você já sabe o que é, é importante entender como funciona a técnica de Fisioterapia Pélvica, vamos lá?

Como funciona a técnica de Fisioterapia Pélvica

Durante a avaliação, seu fisioterapeuta fará um histórico detalhado sobre você. Essa etapa será feita através de um exame externo que inclui a avaliação da postura, flexibilidade e força na região lombar, quadris e pelve. 

Geralmente esse exame é feito por via vaginal e/ou retal nas mulheres e retal nos homens. Ainda que um exame interno seja recomendado e já forneça todas as informações necessárias sobre os músculos do assoalho pélvico, ele não é necessário se você estiver sentindo dor aguda ou se sentir desconfortável com o procedimento.

Com base nos resultados da avaliação feita pelo profissional, um plano de tratamento específico será iniciado. 

Além disso, muitas pessoas acabam se perguntando se esse tipo de tratamento é doloroso. Bom, o principal objetivo do fisioterapeuta é melhorar seus sintomas, portanto, mesmo havendo algum desconforto com algumas das abordagens durante o tratamento, o objetivo é não criar uma resposta dolorosa para o seu corpo. 

Durante as sessões de tratamento, pode haver algumas técnicas práticas utilizadas para fornecer alívio aos sintomas apresentados pelo paciente e, que podem criar algum desconforto leve, mas não devem ser dolorosas.

Esse mesmo princípio de não haver dor, se aplica também aos exercícios e técnicas feitos em casa, que são indicados pelo profissional da sua confiança. Um leve desconforto pode ocorrer durante essas práticas, contudo, você não deve sentir dor durante ou após.

Por fim, queremos explicar a vocês que essa disfunção do assoalho pélvico afeta homens e mulheres e é mais comum do que imaginamos! 

E  para te ajudar a resolver esse problema, o Athenee Day Spa conta com um time capacitado para promover o melhor tratamento de Fisioterapia Pélvica com toda delicadeza e dedicação que você merece!

Aproveite para conferir nosso blog e ficar por dentro de conteúdos como este, te vemos lá!






Deixe um comentário