Fome física e fome emocional: você sabe identificar cada uma? - Athenee Personnalité Day Spa

Fome física e fome emocional: você sabe identificar cada uma?

Publicado em

Quando o assunto é alimentação e ter um estilo de vida mais saudável, existem diversos fatores envolvidos e, entre eles, estão as ideologias, crenças e também os hábitos alimentares que nós desenvolvemos desde criança.

Fato é que muitos de nós não nos alimentamos apenas para suprir as principais necessidades do corpo, mas sim, por prazeres e questões sociais. Contudo, podemos desmembrar a alimentação em duas formas, a fome física e a fome emocional. 

Quer entender melhor o que é cada uma delas e suas principais diferenças? Continue acompanhando com a gente o conteúdo!

O que é fome física

A fome física nada mais é quando seu estômago está vazio e seu cérebro sinaliza que está com fome, iniciando assim, os roncos estomacais, pensamentos sobre comida e sensações de irritabilidade, cansaço e falta de concentração. 

Quando você está fisicamente faminto, qualquer comida irá satisfazê-lo e, isso é realmente uma coisa boa. A fome física significa que você come quando seu corpo sinaliza que está realmente com fome e não quando quer apenas satisfazer uma vontade, tendo assim, mais controle sobre o que você ingere.  

O que é fome emocional

Já a fome emocional significa que você escolhe a comida para evitar emoções desagradáveis ​​ou para intensificar emoções prazerosas. Geralmente, tem a ver com o que você come de acordo com os sentimentos, e não nas reais necessidades de seu corpo.

Muitos de nós recorremos à comida para obter conforto, alívio do estresse ou para recompensar a nós mesmos. E quando fazemos isso, tendemos a buscar fast foods, doces e outros alimentos reconfortantes, mas que não são saudáveis. Você pode pegar um copo de sorvete quando estiver se sentindo para baixo, pedir uma pizza se estiver entediado ou sozinho, ou dar uma passada no drive-thru após um dia estressante de trabalho.

Infelizmente, comer emocionalmente não corrige os problemas emocionais, na verdade, você se sente pior. Depois disso, não apenas o problema emocional original permanece, mas você também se sente culpado por comer demais.

Mas você deve estar se perguntando: como diferenciar uma da outra? Acompanhe abaixo.

Como diferenciar a fome física de uma forma emocional?

Há uma grande diferença entre a fome emocional e a física — como já explicamos acima — e, parece que elas são facilmente confundidas por muitos de nós. Mas para você identificar qual desses tipos de fome mais sente, é interessante fazer algumas perguntas a si mesmo, que são:

  • Você come mais quando está estressado?
  • Você come quando não está com fome ou quando está satisfeito?
  • Você come para se sentir melhor (para se acalmar quando está triste, bravo, entediado, ansioso, etc.)?
  • Você se recompensa com comida?
  • Você come regularmente até se encher?
  • A comida faz você se sentir seguro? Você sente que a comida é uma amiga?
  • Você se sente impotente ou fora de controle em relação à comida?

Se a maioria das suas respostas for sim, é necessário procurar ajuda profissional para entender como tratar e melhorar essa situação. 

O ciclo emocional de comer

Usar a comida como uma recompensa, encorajamento ou para comemorar não é necessariamente algo ruim, porém, quando comer é a sua principal forma de enfrentamento emocional — quando seu primeiro estímulo é abrir a geladeira ou pedir comida no aplicativo sempre que estiver,  ansioso, triste, com raiva e entre outros — você fica aprisionado em um ciclo infinito onde o verdadeiro sentimento ou problema nunca será resolvido.

A fome emocional não pode ser saciada com comida. Isso porque se alimentar pode até parecer bom no momento, mas os sentimentos que surgem no ato de comer ainda estarão lá e, muitas vezes, o sentimento de ter ingerido calorias extras se torna um grande arrependimento, trazendo ainda mais frustração.

Para piorar, você para de aprender maneiras mais saudáveis ​​de lidar com suas emoções, ou seja, tem cada vez mais dificuldade para controlar seu peso e se sente mais desanimado em relação à comida e aos seus sentimentos. 

Não importa o quão debilitado você se sinta em relação à comida e aos seus sentimentos, é possível fazer uma mudança positiva. Você pode aprender maneiras mais saudáveis ​​de lidar com suas emoções, evitar gatilhos, vencer os desejos e, finalmente, acabar com a alimentação emocional.

E se você possui uma fome emocional e quer transformá-la em uma fome física, nós podemos te ajudar. Acesse nosso site e saiba mais!

Deixe um comentário