Rotina de cuidados com a pele no inverno - Athenee Personnalité Day Spa

Rotina de cuidados com a pele no inverno

Publicado em

O inverno pode realmente causar complicações na pele do rosto e do corpo devido ao ar mais frio e seco, transformando de macia e hidratada, para uma pele ressecada e opaca logo quando a temperatura cai. Por esse motivo, ter uma rotina de cuidados com a pele no inverno é tão importante.

Os cuidados com a pele nessa época do ano exigem um pouco mais de tempo e esforço, porque as condições são bastante extremas para nossa barreira protetora. A pele fica exposta aos elementos: ar frio, sol e muito vento.

Não é de se admirar que nossa pele frequentemente fique seca e com coceira. E, assim que começa a secura, a pele pode rachar e sangrar mais facilmente.

Com as dicas que separamos para você cuidar da sua pele agora no inverno e para mantê-la saudável, hidratada e com boa aparência durante toda a temporada, continue acompanhando com a gente. Boa leitura!

Cuide na hora da limpeza do rosto

Os cuidados com a pele no inverno redobram quando o assunto é limpeza. Isso porque ela já tende a ficar mais ressecada e sensível durante essa época, em vista disso, evite lavar o rosto mais de duas vezes ao dia, isso pode ressecar ainda mais e provocar o efeito rebote em pessoas com peles oleosas.

Os óleos naturais produzidos pela nossa pele também ajudam a protegê-la e mantê-la saudável, portanto, não tenha medo de ter ela um pouco mais oleosa no inverno.

Outra dica na hora de realizar a limpeza, é tentar usar no máximo uma vez por semana os esfoliantes (opte por produtos mais suaves para realizar a esfoliação). Além disso, prefira  sempre sabonetes líquidos extra hidratantes.

Para conseguir uma limpeza mais suave, aposte na água micelar para tirar a maquiagem: ela limpa sem ressecar e ainda deixa a pele macia.

Contudo, para ter resultados mais específicos, procure um profissional que faça uma limpeza de pele no inverno de maneira gentil e cuidadosa.

Hidratação em abundância

A importância de hidratar a pele no inverno se intensifica não apenas para o rosto, mas para toda a pele do corpo. Ela não precisa ser pesada, mas é necessário evitar que ela fique ressecada ao longo do dia e descamando durante a estação. 

Use um hidratante para o seu tipo de pele e repasse duas vezes ao dia ou sempre que sentir necessidade — principalmente se for tomar banho. Assim, você consegue evitar o ressecamento nesses dias mais frios e continuar macia e saudável.

Aplique séruns de vitamina C e ácido hialurônico

Um bom sérum de vitamina C e ácido hialurônico devem sempre fazer parte da sua rotina de cuidados com a pele do rosto, independentemente da época do ano. Esse é um dos passos de cuidados com a pele no inverno que não podemos abrir mão!

Ao contrário da maioria dos séruns que podem parecer mais um óleo ou líquido, ele possui uma consistência mais próxima de um hidratante, que é ótimo para usar no inverno.

Preste atenção nas prateleiras de farmácia ou outras marcas de beleza e você verá esses dois ingredientes que são muitas vezes combinados em produtos de pele.

O ácido hialurônico ajuda a manter a pele hidratada, enquanto a vitamina C protege dos danos do sol (até mesmo no inverno, pois a intensidade do sol é diferente) e, pode auxiliar a atenuar a descoloração da pele. Ambos os ingredientes podem ajudar a reduzir os sinais de envelhecimento — especialmente quando usados ​​juntos.

Seus lábios também precisam de cuidados especiais

Engana-se quem pensa que apenas a pele do rosto e do corpo precisam de cuidados no inverno. Os lábios também não podem ser esquecidos nesta estação, ok? Por serem uma parte mais fina e sensível do que o restante do corpo, é comum que sejam os primeiros a ficarem ressecados. 

Por isso, para evitar aquelas pelinhas secas nos lábios e a sensação de ressecamento, opte por um hidratante labial mais consistente.

Use um creme noturno rico

“Creme” é a palavra-chave aqui. Deixando para trás os hidratantes leves do verão, invista em um creme hidratante que realmente vai fixar a hidratação enquanto você dorme. 

Dê preferência a um hidratante rico sem fragrância ou algo que não vá irritar sua pele. Ele fará toda a diferença no dia seguinte, amanhecendo ainda mais radiante e macia.

Evite banhos muito quentes

Um banho quente durante o inverno é exatamente o que queremos para nos manter aquecidos, não é mesmo? E, embora nos sentimos bem naquele momento, o banho ou ducha quente podem deixar a pele do rosto e do corpo excessivamente seca e com vermelhidões.

Por isso, embora seja maravilhoso tomar banhos quentinhos no outono ou inverno, é melhor evitar isso, viu? Claro que ninguém vai tomar banho gelado no inverno, porém, escolha por aquecer o banheiro de outras formas e usar a água morna para ter um momento confortável e agradável.

Seque delicadamente o rosto e o corpo e depois reidrate 

Quando você sai do chuveiro  — principalmente se a água estava muito quente, como comentamos acima — sua pele está receptiva a adicionar umidade. E como ela está úmida e mais porosa, é essencial secar com uma toalha macia e com movimentos gentis, sem esfregar.

Em seguida, aplique imediatamente um hidratante que seja sem perfume e sem cor, tanto no rosto, como também para ocorpo.

Uma dica, é que a vaselina ou óleo mineral também são ótimos hidratantes após o banho. 

Não se esqueça das mãos 

A pele das mãos tem menos glândulas sebáceas em comparação com a pele de qualquer outra parte do corpo. É por esse motivo que a umidade das mãos vai embora rapidamente, tornando-as mais favoráveis para rachaduras e coceiras.  

Tenha sempre um hidratante específico para as mãos em qualquer lugar que você for. Vale deixar um na bolsa, outro dentro do carro, no escritório e em casa. Assim, evitará que as mãos fiquem desprotegidas. 

Cuide da sua dieta

Os cuidados com a pele no inverno também estão relacionados à alimentação, sabia? Consumir muitas frutas da estação e vegetais ajudam a cuidar de dentro para fora. Procure alimentos que sejam fontes excepcionais de vitaminas e antioxidantes, que é a principal necessidade da pele durante os dias frios.

Morangos, uvas, mirtilos, framboesas ou cerejas — escolha as opções que você mais gosta. Além disso, se você não tem o hábito de beber muita água (que é fundamental também no inverno), pode encobrir isso com frutas, vegetais e outros alimentos, como sopas, saladas, sucos e leite. Desta forma, o seu corpo obterá os nutrientes necessários para manter a pele saudável.

Pratique exercícios

Sabemos que é difícil deixar o calor e o aconchego do cobertor para trás e seguir em frente em uma manhã fria de inverno. Mas fato é que os exercícios aumentam sua frequência cardíaca, que por sua vez, bombeia mais sangue para seus órgãos e pele.

Durante o inverno, as glândulas sebáceas e sudoríparas do corpo e os vasos sanguíneos se contraem um pouco. Isso torna difícil para a pele se manter saudável e viçosa naturalmente e, é por isso que ela precisa da sua ajuda. Essas dicas não são difíceis de seguir e você pode incluí-las facilmente em sua rotina diária.

Além de todas essas dicas que apresentamos acima, indicamos a leitura de outro artigo em nosso blog, sobre quais são os tipos de tratamentos estéticos (incluindo rosto e corpo) que você pode e deve iniciar no inverno. 

Se você tem algum outro segredo especial para os cuidados com a pele no inverno, compartilhe conosco deixando um comentário logo abaixo!

Deixe um comentário